Eletrocardiograma: entenda como funciona o exame que avalia os batimentos do coração
Cada um dos batimentos cardíacos são gerados a partir de impulsos elétricos originados no átrio direito, em uma área chamada nódulo sinusal: o marcapasso natural do coração. O estímulo elétrico se propaga pelo complexo sistema nervoso cardíaco e provoca a contração do órgão, o que bombeia o sangue para cada uma das células do corpo. O exame que monitora esse processo é chamado de Eletrocardiograma, ou ECG.
O que é
O principal objetivo do eletrocardiograma é monitorar e analisar o ritmo e a intensidade dos estímulos elétricos responsáveis pelas contrações cardíacas. O procedimento é capaz de detectar problemas na condução desse estímulos através das estruturas do coração. O ECG é eficaz na identificação de arritmias (alterações na frequência do ritmo cardíaco), taquicardias (aceleração da frequência cardíaca), e bradicardias (batimentos cardíacos lentos), que podem ou não indicar doenças do coração.
Como é feito
O exame é simples e dura em torno de 5 minutos. O procedimento utiliza eletrodos que são conectados em diferentes partes do corpo do paciente, que deve permanecer deitado. Os eletrodos detectam os impulsos elétricos vindos dos músculos cardíacos e transferem a informação para um aparelho chamado eletrocardiógrafo, que traduz esses estímulos em imagem. As ondas e linhas geradas pelo equipamento demonstram a intensidade e o ritmo dos batimentos do coração, o que serve de base para o médico fornecer um primeiro diagnóstico.
Por que é feito
O médico pode solicitar o exame de eletrocardiograma quando o paciente apresenta sintomas como palpitações, tontura, desmaios, dor no peito e falta de ar. É também o primeiro exame solicitado quando há suspeita de infarto agudo do miocárdio. É recomendado que pessoas com histórico familiar, pressão alta, diabetes e fumantes realizam o ECG como um exame de rotina, uma vez que essas condições enquadram o paciente como grupo de risco para alterações cardiovasculares.
Cuidados pré exame
O paciente não deve fumar nos 30 minutos que antecedem o exame, nem praticar atividades físicas 10 minutos antes de iniciar o procedimento. Homens com muitos pelos no peito devem apará-los para que a aderência do eletrodo com a pele não seja prejudicada.
Acompanhe nossos canais para mais conteúdos como este. Caso reste alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe.
Posts recentes
Exame de mama dói? Desmistifique a mamografia hoje mesmo
Que a mamografia é um exame primordial para a saúde da mulher todo mundo já sabe. No entanto, muitas ainda deixam de realizar o procedimento por receio de sentir dor ou desconforto nas mamas. Com as novas tecnologias e equipamentos…
Leia maisMulheres se preocupam menos com dores no peito, palpitações e arritmia, aponta estudo
Coração acelerado ou com batimentos lentos não são indicativos comuns. Eles podem alertar para a arritmia cardíaca. Essa é uma doença que causa alterações elétricas no ritmo das batidas do coração e, conforme a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac),…
Leia maisCOVID-19: porque você deve realizar um exame de tomografia
A pandemia do novo Coronavírus deixou várias incertezas e exigiu adaptações em todos os sentidos, principalmente no cuidado com a saúde. Por ser uma doença completamente nova, os efeitos que pode provocar no organismo ainda são desconhecidos
Leia mais