Exames de imagem com contraste
Agentes de contraste: já ouviu falar em exames de imagem que precisam deles? O raio-x, a ressonância magnética e a tomografia computadorizada são exemplos de exames que podem ou não precisar do uso do contraste. Mas você sabe o que é e pra que serve?
Caso você tenha sofrido algum tipo de acidente ou esteja com alguma doença que possa gerar alterações em tecidos internos ou órgãos, o contraste pode auxiliar a identificar e sobressair o que está normal e sadio daquele local que não está 100% saudável. Ele pode ser via oral, vaginal, retal ou venoso.
Cada caso é avaliado de forma individualizada. Não necessariamente todos os exames de imagem precisam do auxílio do agente de contraste. O médico analisa a situação e histórico familiar, então, a partir disso verifica se é preciso o uso do contraste ou não.
Ele pode ser desenvolvido com base em três substâncias: iodo, gadolínio ou bário. Serve para aumentar a definição dos órgãos e tecidos, garantindo ao médico uma imagem com maior visibilidade de estruturas internas. O uso dele é basicamente para contribuir com um diagnóstico limpo, claro e direto.
Aqui na Espaço Rad nossos profissionais são altamente capacitados e preparados para atender e acompanhar todos os casos. Utilizamos os melhores contrastes disponíveis no mercado com a menor chance de reação alérgica.
Além disso, disponibilizamos modernos equipamentos de emergência que podem ser utilizados em qualquer reação adversa, como Carrinho de Parada, oxigênio e medicações específicas.
É importante que você contate seu médico periodicamente e siga as orientações do profissional. Gostaria de agendar seu exame? Tem alguma dúvida sobre os procedimentos? Entre em contato com a gente e saiba mais.
Posts recentes
Exame de mama dói? Desmistifique a mamografia hoje mesmo
Que a mamografia é um exame primordial para a saúde da mulher todo mundo já sabe. No entanto, muitas ainda deixam de realizar o procedimento por receio de sentir dor ou desconforto nas mamas. Com as novas tecnologias e equipamentos…
Leia maisMulheres se preocupam menos com dores no peito, palpitações e arritmia, aponta estudo
Coração acelerado ou com batimentos lentos não são indicativos comuns. Eles podem alertar para a arritmia cardíaca. Essa é uma doença que causa alterações elétricas no ritmo das batidas do coração e, conforme a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac),…
Leia maisCOVID-19: porque você deve realizar um exame de tomografia
A pandemia do novo Coronavírus deixou várias incertezas e exigiu adaptações em todos os sentidos, principalmente no cuidado com a saúde. Por ser uma doença completamente nova, os efeitos que pode provocar no organismo ainda são desconhecidos
Leia mais