Herança genética: como o diagnóstico precoce de câncer de mama garantiu qualidade de vida para Nicole Morás

Postado em 5 de outubro de 2020

Luta que serve de alerta para todas as mulheres, conheça a história da Nicole e sua batalha contra o câncer de mama

Quem encontra a jornalista Nicole Morás, ou segue o perfilDê um Peito Aberto”, nas redes sociais, percebe as marcas que um tratamento oncológico deixa registradas: careca a vista e algumas cicatrizes pelo corpo. Mas, só quem realmente observa a mulher de 32 anos, percebe que é pelo sorriso que a força do viver, transborda.

Nicole vive o mês do Outubro Rosa de um jeito diferente. Para quem está finalizando o tratamento de um tumor na mama, a data bate no rosto como um vento gelado e deixa o alerta para tantas outras mulheres. A leveza de existir em um período tão duro, talvez esteja atrelada as chances de cura proporcionadas a partir de um diagnóstico precoce.

Como a relação com o Câncer de mama começou

“A minha história começa com a da minha mãe. Ela teve um câncer de cólon no final de 2016, no entanto, antes de fazer a cirurgia ela realizou o PET CT (um exame) e descobriu um segundo câncer: de mama. Por ela ser jovem, tinha apenas 55 anos na época, e ser o segundo câncer, fomos investigar. Com casos na família, percebeu-se que existia uma alta frequência de câncer de mama nas mulheres da linhagem do meu avô. Após um teste genético foi identificado que ela tinha a mutação bRCA1 (a mesma da atriz Angelina Jolie). Por isso, eu e a minha irmã fizemos o teste genético também e ambas temos a mutação”, conta ela.

O histórico familiar sempre deixou Nicole e a irmã em alerta. Ambas realizavam acompanhamento preventivo com exames de mamografia, ressonância magnética e ecografia. “Realizei o meu primeiro exame preventivo com mamografia em julho de 2019, no resultado não havia nenhuma alteração. Já minha mãe, que estava em tratamento, teve uma piora e veio a falecer no mês de setembro. Eu voltei a repetir a ressonância em outubro, foi quando percebemos uma alteração”, lembra ela.

 

Administrando o luto pela perda da mãe, Nicole e sua família se viram obrigados a escrever mais um capítulo na luta contra o câncer. “Após a biópsia por ultrassonografia descobrimos que eu estava com câncer de mama triplo negativo em estágio inicial e o nódulo media cerca de 1,3 centímetros, não sendo palpável, ou seja, não era possível sentir apenas tocando no seio.”

O choque da notícia logo foi amenizado por uma onda de esperança. A jornalista se fortaleceu em uma rede de apoio e encontrou neste caminho tortuoso, uma estrada para plantar flores e apoiar outras pessoas na mesma situação. Foi assim, que surgiu o perfil de Instagram chamado Dê um Peito Aberto.

 

 “Eu tive a certeza de que o tratamento seria tranquilo, levando em consideração minha idade, o estágio inicial do tumor e todo apoio que recebemos. Com o tratamento adequado, às grandes chances de cura mantiveram meu sorriso aberto e a cabeça erguida.”

Exames, rotina, uma série de medidas e, principalmente o diagnóstico precoce proporcionaram mais qualidade de vida durante o tratamento de quase um ano contra o câncer de mama. “O diagnóstico precoce é extremamente importante. É sabido que as chances de cura são muito maiores para o diagnóstico em estágio inicial. No meu caso, se não fosse pelos exames de imagem, eu nem imaginaria que estava com câncer, pois a minha saúde estava ótima. Sem os exames eu provavelmente só descobriria o tumor quando ele já estivesse maior a ponto de poder tocá-lo. Com a quimioterapia eu tive uma resposta completa, ou seja, a lesão desapareceu”, conta ela.

Assim como Nicole, muitas mulheres recebem tratamento adequado a partir de um diagnóstico precoce e podem seguir sua caminhada com passos firmes e grandes chances de cura.

Aqui na Espaço Rad a sua saúde é prioridade, por isso nossos equipamentos possuem uma tecnologia diferenciada, com precisão de resultado mesmo em nódulos quase imperceptíveis. Nossa qualidade também oferece bem-estar, já que o aparelho garante menor compressão nas mamas.

Organize sua agenda, marque seus exame e torne o cuidado uma rotina de vida! Conte conosco para assegurar esse processo.

Gostou deste post? Compartilhe
Agendar exame

Preencha dos dados para acessar os
resultados do exame

Selecione como prefere agendar seu exame

NúcleoMid

Punções e Biópsias Guiadas por Ultrassonografia, Ultrassonografia Geral, Clínica Geral, Endocrinologia e Metabologia e Dermatologia Estética

Av. Benjamim Constant, 852
Sala 302 | Centro | Lajeado Abrir mapa

EspaçoRad

Acuidade Visual, Eletroencefalograma (EEG), Espirometria, Eletrocardiograma (ECG), Raio-X Digital, Mamografia Digital e Tomografia Computadorizada 3D

Rua Olavo Bilac, Nº 162
Americano | Lajeado Abrir mapa