Mulheres se preocupam menos com dores no peito, palpitações e arritmia, aponta estudo

Coração acelerado ou com batimentos lentos não são indicativos comuns. Eles podem alertar para a arritmia cardíaca. Essa é uma doença que causa alterações elétricas no ritmo das batidas do coração e, conforme a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), as mulheres são as que menos prestam atenção aos sintomas.
As arritmias indicam taquicardia (quando o coração bate rápido demais), bradicardia (quando possui batidas lentas) ou descompassos (quando há irregularidades), provocando palpitações, desconforto e dores no peito. Quando não tratada com a devida atenção, pode aumentar em até cinco vezes o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Conforme dados do Ministério da Saúde, cerca de 5% da população brasileira sofre com algum tipo de arritmia. Isolada, ela não representa nenhum risco. Mas, sem acompanhamento médico, o problema pode se agravar e comprometer não só os batimentos cardíacos como o sistema circulatório.
Mas então, como diagnosticar?
Procure seu médico e solicite um exame de Eletrocardiograma. Ele é capaz de medir a atividade do coração, avaliando o ritmo dos batimentos enquanto o corpo está em repouso. O Eletrocardiograma também é comum para pacientes com histórico familiar de doenças de coração.
Como funciona?
Eletrodos são espalhados pelo tórax, braços e pernas, avaliando a atividade elétrica do músculo. Eles transmitem as informações para um aparelho chamado eletrocardiógrafo que transforma os sinais elétricos em linhas impressas que mostram o ritmo cardíaco.
O exame é rápido e dura cerca de cinco minutos. Aqui na Espaço Rad contamos com um aparelho de última geração e tecnologia de ponta com precisão de resultados, cuidando da sua saúde e garantindo o melhor diagnóstico ao seu médico.
Agende já o seu e priorize o cuidado com a sua saúde.
Posts recentes
Exame de mama dói? Desmistifique a mamografia hoje mesmo
Que a mamografia é um exame primordial para a saúde da mulher todo mundo já sabe. No entanto, muitas ainda deixam de realizar o procedimento por receio de sentir dor ou desconforto nas mamas. Com as novas tecnologias e equipamentos…
Leia maisMulheres se preocupam menos com dores no peito, palpitações e arritmia, aponta estudo
Coração acelerado ou com batimentos lentos não são indicativos comuns. Eles podem alertar para a arritmia cardíaca. Essa é uma doença que causa alterações elétricas no ritmo das batidas do coração e, conforme a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac),…
Leia maisCOVID-19: porque você deve realizar um exame de tomografia
A pandemia do novo Coronavírus deixou várias incertezas e exigiu adaptações em todos os sentidos, principalmente no cuidado com a saúde. Por ser uma doença completamente nova, os efeitos que pode provocar no organismo ainda são desconhecidos
Leia mais