O que é o exame de Ultrassom e quando deve ser feito

Postado em 6 de maio de 2020

A ultrassonografia é um tipo de exame que produz imagens do interior do corpo a partir da emissão de ondas sonoras de alta frequência, superiores àquelas que o ouvido humano é capaz de perceber. Uma vez aplicado, o aparelho transdutor captura a reverberação do ultrassom contra a área examinada e processa o eco em vídeo. A principal vantagem que o procedimento oferece é a capacidade de análise em tempo real de imagens dinâmicas do abdômen, coração, sistema circulatório, muscular e reprodutor feminino, incluindo gestação e diagnóstico pré natal. Além disso, a ultrassonografia  não faz uso de radiação ionizante ou de agentes de contraste nefrotóxicos. Isto é, é inofensiva à saúde.

 

Para que serve

Por não oferecer riscos à saúde, um dos principais usos da ultrassonografia se dá em gestantes e crianças, seja no pré-natal ou na investigação de moléstias em recém-nascidos. O exame de ultrassom também pode ser usado para traçar a primeira avaliação da causa da dor, inchaço e infecção em órgãos internos. O procedimento ainda oferece uma série de utilidades, como a orientação de biópsias, diagnóstico de doenças cardíacas, entre outras.

 

Tipos de ultrassonografia

O uso do ultrassom em diferentes exames cresce e se diversifica cada vez mais. No entanto, podemos dizer que os principais são os seguintes:

  • Ultrassonografia abdominal total: como o nome já indica, o procedimento é utilizado para investigar o estado de órgãos internos como o fígado, a vesícula biliar, o baço, o pâncreas, os rins e a bexiga. É usado para identificar pedras na vesícula biliar e também para identificar a causa de bloqueios do fluxo sanguíneo. Além disso, por oferecer imagens dinâmicas em tempo real, esse exame também é utilizado para orientar procedimentos como biópsias por agulha.
  • Ultrassonografia morfológica e obstétrica: são os tipos exames de ultrassom mais comuns, pois são utilizados para avaliar a saúde do embrião ou feto durante a gestação. 
  • Ultrassonografia transvaginal: empregado para a visualização  o útero, ovários, colo do útero, tubas uterinas e canal vaginal. O ultrassom transvaginal é realizado através da introdução do aparelho no canal vaginal da mulher. É solicitado por ginecologistas para a investigação e diagnóstico de doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino, ou para confirmar uma gestação.
  • Ultrassonografia transretal: normalmente, é o exame utilizado para a observação de alguma anomalia detectada através do exame de toque retal. Assim, é o procedimento empregado para o diagnóstico do câncer de próstata.
  • Ultrassonografia da tireoide: procedimento realizado para investigar a condição da glândula da tireoide. Por meio dele, é possível observar se há variação no tamanho da estrutura ou presença de algum nódulo.
  • Ultrassonografia pélvica: usado para fins semelhantes aos do ultrassom transvaginal. No entanto, nesse caso, o aparelho transdutor é aplicado na região externa da região pélvica.
  • Ultrassom das articulações: estudo que permite avaliação dinâmica de estruturas como ombros, cotovelos, punhos, quadris, joelhos e tornozelos, assim como das estruturas anatômicas adjacentes: músculos, tendões (tendinites), bursas (bursites), entre outros.

 

Interessado em saber mais sobre exames de diagnóstico por imagem? Continue acompanhando nossos canais ou entre em contato.

Gostou deste post? Compartilhe
Agendar exame

Preencha dos dados para acessar os
resultados do exame

Selecione como prefere agendar seu exame

NúcleoMid

Punções e Biópsias Guiadas por Ultrassonografia, Ultrassonografia Geral, Clínica Geral, Endocrinologia e Metabologia e Dermatologia Estética

Av. Benjamim Constant, 852
Sala 302 | Centro | Lajeado Abrir mapa

EspaçoRad

Acuidade Visual, Eletroencefalograma (EEG), Espirometria, Eletrocardiograma (ECG), Raio-X Digital, Mamografia Digital e Tomografia Computadorizada 3D

Rua Olavo Bilac, Nº 162
Americano | Lajeado Abrir mapa