Síndrome do impacto do ombro: você pode estar sofrendo sem saber
Se você pratica algum tipo de esporte que exija mais dos membros superiores, possivelmente sabe do que se trata e até mesmo conhece alguém que já teve esse tipo de lesão.
O ombro possui uma das articulações que mais sofre impacto durante o exercício – e também a que possui mais mobilidade de todo o corpo. Movimentos repetitivos e com mais intensidade do que o necessário podem gerar um aumento no atrito dos tendões de alguns músculos nessa região, gerando assim a síndrome.
Você pode até pensar que lesões como esta acontecem somente em atletas profissionais, mas não é só nesses casos. Ela é mais comum do que parece e pode surgir também naquelas pessoas que praticam esportes com pouca frequência ou até mesmo em trabalhadores com esforços repetitivos, excesso de peso e má posicionamento ergonômico durante as atividades diárias.
A lesão mais conhecida nessa região é na estrutura de músculos chamada de manguito rotador e pode causar dor e inflamações e em alguns casos pode evoluir para tendinite ou mesmo rupturas do tendão e esporões ósseos. Por isso, na hora da prática de qualquer atividade física é importante redobrar os cuidados, não ir além do limite do seu corpo e contar sempre com a supervisão de profissionais da área.
O diagnóstico da lesão se dá pela soma de três pontos: consulta com seu médico, exame físico e exames de imagens. Por vezes é necessário fazer raio-x, ultrassonografia e, em alguns casos, até ressonância magnética. Aqui na Espaço Rad trabalhamos com tecnologia de última geração e equipamentos novos, tudo para garantir um procedimento rápido para os nossos pacientes. Entre em contato com a gente e conheça nosso espaço. Será um prazer atender você.
Posts recentes
Exame de mama dói? Desmistifique a mamografia hoje mesmo
Que a mamografia é um exame primordial para a saúde da mulher todo mundo já sabe. No entanto, muitas ainda deixam de realizar o procedimento por receio de sentir dor ou desconforto nas mamas. Com as novas tecnologias e equipamentos…
Leia maisMulheres se preocupam menos com dores no peito, palpitações e arritmia, aponta estudo
Coração acelerado ou com batimentos lentos não são indicativos comuns. Eles podem alertar para a arritmia cardíaca. Essa é uma doença que causa alterações elétricas no ritmo das batidas do coração e, conforme a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac),…
Leia maisCOVID-19: porque você deve realizar um exame de tomografia
A pandemia do novo Coronavírus deixou várias incertezas e exigiu adaptações em todos os sentidos, principalmente no cuidado com a saúde. Por ser uma doença completamente nova, os efeitos que pode provocar no organismo ainda são desconhecidos
Leia mais