Tendinite: o que é e qual melhor exame para diagnosticá-la?

Postado em 18 de agosto de 2020

O termo tendinite geralmente é usado para qualquer tipo de inflamação em alguma articulação onde o tendão está envolvido. Para os profissionais da saúde, a tendinite pode se diferenciar, caracterizando inflamação, degeneração ou lesão. Seus tratamentos tendem a ser diferentes, desde imobilização, uso de compressas com gelo e/ou calor, anti-inflamatórios e analgésicos, até cirurgia.

Desta forma, para identificar com precisão e avaliar os ligamentos e tendões com objetivo de controle de uma lesão e até mesmo entender a sua evolução, os médicos indicam exames de imagem, principalmente a ultrassonografia e a ressonância magnética. Métodos rápidos, indolores e sem radiação ionizante.

 

A ressonância é utilizada normalmente em caso mais graves, como em uma avaliação pré-cirúrgica ou em caso de lesão mais profunda ou partes não possíveis de serem avaliadas pela ultrassonografia, como cartilagens, meniscos ou porções não superficiais dos ossos. (aqui separamos para você as principais diferenças entre estes exames https://exameslajeado.com.br/exames/).

A experiência dos médicos ultrassonografistas e radiologistas associados à qualidade dos aparelhos são fundamentais. Por isso, a EspaçoRad e Núcleo Mid possuem aparelhos de alta qualidade de imagem, melhorando a precisão diagnóstica. Os profissionais que avaliam os exames estão sempre se atualizando e atentos às novidades diárias.

 

Você sabia que…

Os profissionais da saúde diferenciam a tendinite da tendinose, pois a tendinose é a degeneração de um tendão, podendo ou não, estar relacionada a processo inflamatório. A tendinose é resultado de microtraumatismos repetitivos ou inflamações repetitivas, associado a falha do tecido para cicatrização após a ruptura de um tendão.

A ruptura do tendão é classificada conforme a espessura da lesão. Resumidamente, consideramos rupturas de baixo grau as rupturas de até 5%, rupturas moderadas variam de 5 a 50% e rupturas totais são aquelas maiores que 50%. Embora não seja uma lesão de 100%, dificilmente um tendão se regenera por completo quando o desgaste é muito grande, sendo assim, sua função de contração ou estabilização da articulação podem ficar comprometidas.

Gostou deste post? Compartilhe
Agendar exame

Preencha dos dados para acessar os
resultados do exame

Selecione como prefere agendar seu exame

NúcleoMid

Punções e Biópsias Guiadas por Ultrassonografia, Ultrassonografia Geral, Clínica Geral, Endocrinologia e Metabologia e Dermatologia Estética

Av. Benjamim Constant, 852
Sala 302 | Centro | Lajeado Abrir mapa

EspaçoRad

Acuidade Visual, Eletroencefalograma (EEG), Espirometria, Eletrocardiograma (ECG), Raio-X Digital, Mamografia Digital e Tomografia Computadorizada 3D

Rua Olavo Bilac, Nº 162
Americano | Lajeado Abrir mapa